Sensações Somáticas e Reeducação Postural - Performance (SSRP - Performance) é um "mais" como o desejo.
É um "mais" no nível de aprendizado do corpo como linguagem; já é possível considerá-lo, pois se tem consciência dele, via identificação, da elaboração da imagem corporal.
É um "mais" na estrutura muscular por se agregar em movimentos da musculatura dinâmica ou gravitacional à estática ou antigravitacional.
É um "mais" como evolução do processo de consciência corporal.
É um "mais" por dominar o RPG-SSRP.
O Performance é uma atitude como amadurecimento do mecanismo do método SSRP; é também um testemunho de querer saber de si.
A evolução da técnica no Performance feita pelas associações da musculatura estática à dinâmica se utiliza do princípio da globalidade das cadeias musculares e movimentos funcionais livres e/ou resistidos, com monitoramento contínuo da frequência cardíaca, nas posturas do RPG-SSRP, ativando os músculos hipotônicos e relaxando os músculos hipertônicos simultaneamente. O Performance permite que o corpo aprenda habilidades de controle de movimentos e posições de sua parte central. A atenção do trabalho volta-se para os músculos profundos do abdômen, que se conectam à coluna, pelve, ombros e, também, à manutenção postural, proporcionando os fundamentos dos movimentos de braços e pernas (core stability) e o condicionamento físico.
O SSRP-PERFORMANCE é, então, um método de tratamento fisioterapêutico, que envolve o trabalho da musculatura estática e da musculatura dinâmica, em vários níveis.
É importante frisar que toda a organização conquistada em relação à percepção e consciência corporal, controle postural e motor, estabilização, mobilidade, propriocepção e motricidade humana, desenvolvido no SSRP, será preservada no corpo e um "mais" no SSRP-Performance feito em direção à organização muscular global será sentido na melhora postural, no gesto cotidiano e esportivo, no condicionamento físico com atenção à prevenção e tratamento de lesões simultaneamente.
É uma valorização do global que o SSRP-Performance faz para garantir assim a funcionalidade do corpo como expressão de vida e possibilidade de exercer a corporeidade como forma de existência de si mesmo.
O ingresso do sujeito no SSRP-Performance é realizado por meio de protocolos individualizados, seguindo seu próprio conceito, composto pelos seguintes aspectos:
» Globalidade: o contexto da globalidade é presente em vários níveis, nas cadeias musculares e associações da musculatura dinâmica.
» Individualidade: cada procedimento é elaborado de acordo com cada sujeito; o corpo no contexto de seu organismo e sua história, com a atenção aos seus próprios limites.
» Causalidade: a busca pelo motivo causal da lesão, num caminho da reversibilidade, iniciado no sintoma do corpo.
» Especificidade: tratamento relacionado com a necessidade de cada sujeito.
» Progressão: indicado para todas as faixas etárias e gêneros, podendo evoluir dentro do tratamento, pois os exercícios localizados, de acordo com o caso, são associados aos globais, dentro da mesma regra da interação como experiência corporal - ordenamento de parte/todo e consciência corporal.
O Performance é uma complementação ao método SSRP, em uma tentativa de trabalhar o global como uma consideração do "depois" de ter aprendido a experiência corporal e ajustado a musculatura estática no SSRP, dinamizar o processo, dando-lhe um algo a mais, como reconhecimento da capacidade de apostar no bem-estar do corpo.
Rua Sinval de Sá, 766
Bairro Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG
CEP: 30.380-070
(31) 3285.1133 / henriqueta@ssrp.com.br